Nota de falecimento – Prof. Hésio Cordeiro

Postado por saudecoletiva em 10/nov/2020 -

A Universidade Federal Fluminense (UFF) informa, com profundo pesar, o falecimento do professor, médico sanitarista e ex-reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Hésio Cordeiro.

Mineiro de Juiz de Fora, Cordeiro foi professor da Faculdade de Ciências Médicas e um dos fundadores do Instituto de Medicina Social da Uerj. Ocupou o cargo de presidente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) entre 1985 e 1988. Atuou como presidente do Conselho Nacional de Educação e foi um dos articuladores do Movimento da Reforma Sanitária, que, em 1988, resultou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A atuação de Cordeiro era tão intensa e qualificada quanto apaixonada e rendeu-lhe méritos acadêmicos e a admiração de médicos e alunos. Isto foi decisivo para que fosse escolhido para receber a Comenda Sérgio Arouca, de Medicina e Saúde Pública.

Atualmente, Cordeiro era coordenador da área de saúde da Fundação Cesgranrio e diretor de gestão da Agência Nacional de Saúde. Neste momento de pesar, a UFF se solidariza aos familiares, colegas e amigos e compartilha do sentimento de luto.