Pesquisa de professoras do ISC/UFF sobre o trabalho de Danilo Perestrello com a medicina psicossomática é publicada em revista da Fiocruz

Postado por saudecoletiva em 16/dez/2020 -

Surgida na década de 1930 nos Estados Unidos, a medicina psicossomática foi trazida para o Brasil na década de 1950 pelo psiquiatra e psicanalista Danilo Perestrello. A abordagem da medicina psicossomática difundida por Perestrello visava humanizar a relação médico-paciente e construir um modelo para o estudo das causas das doenças em que os fatores psíquicos fossem considerados elementos fundamentais.

As estratégias construídas por Perestrello para a formação desse campo disciplinar no Rio de Janeiro são o objeto de uma pesquisa coordenada pelas professoras do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal Fluminense, Carla Ribeiro Guedes e Vanessa Maia Rangel, com a colaboração do professor do Instituto de Medicina Social, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Kenneth Rochel de Camargo Jr.

O estudo deu origem ao artigo “O movimento da medicina psicossomática no Brasil: a trajetória teórica e institucional de Danilo Perestrello”, que foi publicado na última edição da revista “História, Ciências, Saúde – Manguinhos”, editada pela Fundação Oswaldo Cruz. Para ler a pesquisa na íntegra, acesse: https://tinyurl.com/yc5uz5oq