FacebookInstagramYoutube

ISC-UFF lamenta a morte de Antonio Ivo de Carvalho

Postado por saudecoletiva em 11/jun/2021 -

É com pesar que o Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal Fluminense, se despede de Antonio Ivo de Carvalho, pesquisador e militante da reforma sanitária e dos direitos sociais, que faleceu na tarde desta quinta-feira, 10 de junho.

Antonio Ivo compôs o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) durante duas gestões, de 2006 a 2009 e de 2009 a 2012. Sua atuação foi fundamental na construção do campo da Saúde Coletiva, do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos processos de participação e controle social na saúde.

Nascido no Rio de Janeiro em 9 de junho de 1950, Antonio Ivo graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1974. Militou ativamente no movimento estudantil contra a ditadura civil-militar e foi preso com outros 12 estudantes, permanecendo no DOI-Codi por seis meses.

De 1975 a 1982, coordenou e desenvolveu o Programa de Saúde Materno Infantil da Diocese de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Na mesma época, trabalhou como pesquisador associado do Programa de Estudos Sociais de Saúde (Peses), na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sob a coordenação de Sérgio Arouca.

Ingressou como servidor estatutário no Instituto Nacional do Câncer em 1983, sendo requisitado a assessorar a presidência da Fiocruz em 1985, onde atuou nos coletivos das Ações Integradas de Saúde (AIS), no Estado do Rio de Janeiro. Esteve à frente da direção da Ensp/ Fiocruz durante dois mandatos, entre 2004 e 2013. Foi responsável pela fundação e também o primeiro coordenador do Centro de Estudos Estratégicos (CEE), na Fiocruz, de 2014 até abril deste ano.

Antônio Ivo de Carvalho tem recebido muitas manifestações de pesar e homenagens, que estão sendo compiladas nos sites da Abrasco e da Fiocruz. Leia a série de homenagens abaixo:

Página da Abrasco

Página da Fiocruz

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content