Postado por saudecoletiva em 24/set/2023 -
A UFF passa a fazer parte da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), através da participação do Diretor do Instituto de Saúde Coletiva, Prof. Túlio Franco, que teve sua candidatura aceita para compor a Comissão Executiva do Observatório do Ensino Superior da Saúde em Territórios de Língua Portuguesa (OESSP). Processo mediado pela Superintendência de Relações Internacionais da UFF.
O Observatório do Ensino Superior da Saúde em Territórios de Língua Portuguesa (OESSP) é uma unidade funcional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), que tem como missão promover a formação e a cooperação científica na área das ciências da saúde entre instituições do ensino superior e centros de investigação de países e comunidades de língua portuguesa.
A RACS é uma organização de instituições de ensino superior na área da saúde de sete países de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste -, com a missão de promover a formação e a cooperação científica neste setor no espaço lusófono.
O OESSP tem como objetivo o estudo e a divulgação de conhecimentos acerca dos sistemas de ensino superior no domínio da saúde nos territórios de língua portuguesa, constituindo-se como instrumento para orientação de políticas e propostas de melhoria.
O Observatório pretende conhecer de forma aprofundada e continuada a realidade do ensino superior das ciências da saúde em territórios, países e comunidades de língua portuguesa e sua evolução. Para atingir seus objetivos, o OESSP identifica e caracteriza instituições que ministram cursos superiores na área da saúde, produz e trata estas informações, obtém conhecimento informado, rigoroso, aprofundado e em permanente atualização sobre os indicadores que permitem caracterizar a situação do ensino superior na área da saúde nos países de língua portuguesa.