ISC-UFF e Huap recebem delegação do serviço de saúde da região Emilia-Romagna da Itália

Postado por saudecoletiva em 24/out/2023 -

No último dia 20/10/2023, o Instituto de Saúde Coletiva-UFF, representado pelo diretor prof. Túlio Franco e a Direção do Hospital Universitário Antônio Pedro representada pela diretora profa. Verônica Alcoforado receberam a delegação do serviço de saúde da Região Emília-Romagna, da Itália, juntamente com uma equipe da Fundação de Saúde de Niterói, estudantes do curso de medicina da UFF e representantes do Diretório Acadêmico Barros Terra.

Durante o encontro foi apresentado o Programa Médico de Família, realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde da Rede SUS-Niterói, e discutido a centralidade atual dos serviços de referência territorial. Na apresentação, ficou clara a importância do trabalho do ACS em razão da sua capilaridade, do conhecimento do paciente, do vínculo com a comunidade e da confiança depositada nestes profissionais pelos usuários do SUS, o que facilita o cuidado.

O encontro seguiu com abertura de questões de debate sobre o tema, com grande integração entre os colegas da RER, equipe de saúde e pessoas da Universidade. A discussão foi pautada inicialmente nos pontos de similaridade entre a organização da APS no Brasil e Itália, assim como pela a ideia de que ACS e PMF são um tipo de organização de rede para o cuidado, que opera em baixo custo, e alta eficácia. A questão importante é que a capilaridade e sistemática de visitas domiciliares no território, consegue um cuidado mais próximo, e eficaz, porque evita o agravamento de doenças conseguindo um cuidado precoce, reduzindo a frequência nas urgências, operando principalmente por tecnologias leves.fo

Ao final fez-se uma homenagem aos colegas italianos, como reconhecimento da importante cooperação técnica e científica com a UFF, que completam 10 anos, e serviram para inspirar o projeto de cuidados Intermediários coordenado pelo prof. Túlio Franco.