Carta de Niterói

Postado por saudecoletiva em 03/set/2024 -

6ª. Reunião da Rede Acadêmica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS

Niterói, Rio de Janeiro (Brasil) – 27 de agosto de 2024

Os Reitores de Instituições de Ensino Superior filiadas à Rede Acadêmica das Ciências da Lusofonia – RACS, reunidos na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no dia 27 de agosto de 2024, durante a 6ª reunião internacional da RACS (6ª.rRACS), para discutir o tema do desenvolvimento sustentável no contexto da atual crise climática global, considerada a centralidade da questão ambiental, associada à defesa das vidas, seja humana, a dos animais, combinada com a defesa do ambiente, reconhecem a centralidade destas questões na nossa época, como tem proposto a Organização Mundial de Saúde. Reconhecendo o protagonismo das Instituições de Ensino sobre estas questões, os reitores presentes declaram:

– a intenção em cooperar entre si para elaborar formas de trabalho conjunto no sentido de contribuir com o desenvolvimento sustentável.

– se reconhecem protagonistas na preparação das gerações futuras, e a relevância em formar pessoas com consciência crítica sobre a questão climática e ambiental.

– se comprometem a esforços conjuntos para criar alternativas energéticas que contribuam para a necessária substituição das matrizes movidas a carbono, contribuindo para a geração de energia limpa.

– o compromisso em cooperar para a formação de quadros das respectivas instituições, promovendo a mobilidade estudantil e de docentes para o intercâmbio técnico e científico.

– propõem um encontro de Reitores da RACS a cada Reunião Anual da Rede.

Espera-se assim criar uma ambiência entre os Reitores de Instituições de Ensino da RACS, de cooperação em favor da Agenda 2030 das Nações Unidas, firmada em setembro de 2015, e que orienta para políticas públicas e ações da sociedade civil para o Desenvolvimento Sustentável, com base em três pilares, econômico, social e ambiental.

Niterói, 27 de agosto de 2024

Encontro de Reitores da RACS