Departamento de Planejamento em Saúde

Projetos de Extensão

Debatendo a Biossegurança Social com foco na saúde do trabalhador

O projeto tem como objetivo interagir com trabalhadores da área de prestação de serviços, a fim de debater e refletir, de forma crítica e dialógica, sobre as condições de biossegurança e de saúde a que estes profissionais estão submetidos em seus ambientes de trabalho.

A interação dialógica ocorre por meio de encontros temáticos, que ajudam a fortalecer a formação acadêmica dos alunos de graduação. A metodologia empregada favorece a produção de novos conhecimentos, unindo e confrontando o saber acadêmico e as experiências dos trabalhadores. Esses encontros são mediados por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e por docentes de várias unidades acadêmicas da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Além da parceria com a Fiocruz, as atividades do projeto são reforçadas pelo convênio que a UFF mantém com a Fundação Municipal de Saúde de Niterói, bem como pela participação de docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Coordenador: Antônio Fernando Lyra da Silva

Diversificação de cenários de práticas em saúde: integrando ensino, pesquisa e extensão no espaço no município

Este projeto tem como objetivo promover a observação das condições de vida e saúde, a formação permanente em saúde e a inovação para a melhoria da qualidade da atenção em saúde, priorizando sua atuação no município de Niterói. O programa possibilita a aproximação entre o mundo do trabalho e o mundo do ensino-aprendizagem ao incorporar tecnologias mais adequadas para a aprendizagem e ao contribuir para o processo de formação permanente dos trabalhadores da saúde. Isto é feito por meio de instrumentos técnicos e políticos intersetoriais dirigidos à melhoria das condições de vida e saúde da população. Também contribui para a promoção do cuidado integral em saúde ao adotar tecnologias que aprimoram o processo de trabalho. O objetivo final é produzir novos conhecimentos a partir dessa integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Coordenador: Armando Cypriano Pires