Especialização em Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura

Curso com duração de 24 meses e voltado à acupuntura baseada nos paradigmas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). O conteúdo aborda o conhecimento da técnica alicerçada na neurofisiologia, anatomia e semiologia modernas. Tal prática tem sido denominada Acupuntura Médica.

Em suas atividades práticas (ensino), os alunos dessa especialização prestam assistência médica (extensão), com técnicas de acupuntura, à população em geral, de acordo com as normas do Sistema Único de Saúde, sob a supervisão de professores do próprio curso e médicos convidados. Além disso, são realizados eventuais estudos clínicos (projetos de pesquisa).

As aulas teóricas e seminários são ministrados no prédio anexo ao Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), sempre às quartas-feiras, das 19h às 22h, por um período de 40 semanas. As aulas práticas são ministradas no 9º andar da Policlínica de Especialidades Sylvio Picanço, localizada na Avenida Amaral Peixoto, 169, Centro, Niterói (RJ).

No primeiro ano, os alunos iniciam a parte prática em turnos de 4 horas semanais, com opção de horário de segunda à sexta feira, das 8h às 12h ou das 13h às 17h, de agosto do mesmo ano a fevereiro do ano seguinte. No segundo ano, são organizados turnos de 8 horas semanais, de março do mesmo ano a fevereiro do ano seguinte.

O curso foi criado em 1997 pelo Departamento de Saúde em Sociedade.

Coordenação: Durval Dionísio de Souza Mota

Vice-coordenação: Marco Antônio Hélio da Silva