A saúde coletiva foi um dos principais campos de conhecimento à frente do enfrentamento da Pandemia de Covid-19, estando à frente na identificação do vírus, seu comportamento, taxas de contágio, predição de casos e óbitos, assim como a vigilância epidemiológica e sanitária. Além da epidemiologia, o planejamento e gestão são conhecimentos da área que serviram para projetar número de leitos, insumos e logística necessária para o cuidado e proteção às pessoas. Bem como toda orientação e protocolos das medidas protetivas e de cuidado. Esta experiência intensamente vivida por profissionais de saúde, e também acadêmicos que estiveram imersos nos estudos e publicações sobre a crise sanitária recente, estão agora em um momento de dar um balanço em tudo isto, e projetar o conhecimento acumulado para novas ações, e inovações no cuidado à saúde.
É com a intenção de potencializar a saúde coletiva na UFF, e no Rio de Janeiro, visto que a Universidade está presente de forma significativa em 8 municípios do estado, que se propõe realizar um Encontro Internacional, que deverá promover o intercâmbio, trocas de experiências e pesquisas na área. Os estudantes dos diversos cursos da saúde e todos os Campi serão chamados a apresentar trabalhos de Iniciação Científica, Conclusão de Cursos – TCC, bem como experiências de extensão, junto com seus professores. Assim como haverá ao mesmo tempo inúmeras rodas de conversa, com mesas compostas por especialistas da UFF e internacionais convidados para o evento, no sentido de atualizar e trocar informações sobre os rumos da saúde no período pós-pandemia.
O evento será potente e irá contribuir para o aprimoramento dos estudantes de graduação e pós-graduação da UFF. A amplitude dos temas a serem discutidos e os debates a serem realizados favorecerão uma maior articulação entre estudantes de diversos cursos onde a temática da saúde sejam conteúdos transversais. Além disso, os discentes serão chamados a apresentarem seus trabalhos: projetos de iniciação de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e/ou disciplinas relacionadas ao campo da saúde coletiva.
Docentes têm no Encontro Internacional um estímulo de motivação aos estudantes para o desenvolvimento de trabalhos a serem apresentados, e publicados nos anais do Encontro. Além disto, serão beneficiados com a ampliação e consolidação das relações de cooperação internacional, com os diversos núcleos latino-americanos e europeus que já estão com presenças confirmadas no Encontro. Projetos de pesquisa, possibilidades de captação em editais, mobilidade para o ensino na graduação, pós-graduação stricto sensu, assim como pós-doutorado para docentes serão incentivadas nestes encontros.
Técnicos e técnicas administrativos/as poderão usufruir do encontro apresentando trabalhos, bem como se inscrever nas várias atividades de intercâmbio intra e interinstitucional. Da mesma forma para a cooperação internacional, que pode beneficiar o trabalho administrativo com possibilidades de pesquisa conjunta e comparativa relacionada a temas com interseção entre a gestão e o trabalho em saúde, como as que se relacionam aos diferentes aspectos da saúde dos docentes, discentes e técnicos das Universidades.
O evento torna-se um espaço de acolhimento dos desafios do fazer em saúde, mas sobretudo, como espaço de encontro para compartilhar experiências no campo do ensino, da pesquisa, da inovação e da extensão universitária e criar inúmeras possibilidades de atuação coletiva, com enriquecimento através da troca de experiências entre os muitos núcleos locais e internacionais.
Percebemos a importância do evento em vários sentidos, podendo enumerar:
Entendemos que estes são apenas alguns elementos que indicam a importância do evento, de imediato, mas que devem reverberar por um bom tempo, na medida em que, um Encontro Internacional, produzido em redes, como este, tem efeitos na sua preparação, bem como após sua realização.
O momento do Encontro é em primeiro lugar uma síntese do esforço anterior de elaboração, e mobilização em torno dos seus temas e objetivos, e é ao mesmo tempo um disparo para as ações futuras, que são, por assim dizer, profícuas, visto que neste momento de formulação do encontro, já houve uma grande mobilização de toda a Rede de Saúde Coletiva da UFF, que coletivamente, elaboraram uma extensa e potente programação, como pode ser visto, com várias rodas de conversas e atividades simultâneas.