Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde – NATS-ISC

Apresentação

O NATS do ISC foi criado em agosto de 2014, dentro da estrutura da Universidade Federal Fluminense (UFF), sendo aceito como membro da REBRATS em agosto de 2015.

O Instituto de Saúde Coletiva (ISC), criado em 1995 por professores do antigo Departamento de Saúde da Comunidade, da Faculdade de Medicina da UFF. O antigo nome ‘Saúde da Comunidade’ para ‘Instituto de Saúde Coletiva’ foi adotado e a mudança foi, posteriormente, publicada na Determinação de Serviço (DTS), de 18 de setembro de 18 de setembro de 2014. O ISC articula-se com as redes de serviços de saúde dos municípios de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro, que se tornaram campos de desenvolvimento de projetos de extensão, pesquisa, educação permanente de profissionais de saúde e estágios para alunos de graduações no campo da saúde. Sua missão é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, assim como atuar na divulgação da informação e do conhecimento científico no campo da saúde coletiva.

Embora o NATS-ISC tenha alguns anos de sua criação, suas atividades precisaram ser reorganizadas e ele foi reativado em 2022 e incorporado a REBRATS em fevereiro de 2023. Os docentes que atuam no núcleo trabalham com Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) ou assuntos diretamente relacionados a ATS há anos e formam uma equipe multiprofissional (enfermagem, farmácia, medicina, odontologia etc.). Entre as atividades desempenhadas no campo da ATS citamos a participação de docentes na elaboração de Pareceres Técnico Científicos para o Ministério da Saúde e Análises Críticas para a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC), trabalhos de conclusão de residência (TCR) e dissertações com revisões sistemáticas, metanálises e avaliações econômicas sobre medicamentos e outras tecnologias, além da avaliação e discussão sobre a qualidade metodológica de guias de prática clínica, entre outras.

Os membros da equipe multidisciplinar são: Amanda Ornela, Ana Cavalcanti, Ana Paula Moreira, Barbara Christovam, Benedito Cordeiro, Deison Lucietto, Elaine Miranda, Gabriela Mosegui, Sabrina Calil, Selma Castilho, Tácio Lima, Tayna Bandeira, Vanessa Rangel.

Missão

Planejar, executar estudos e formar profissionais capacitados em ATS no âmbito do SUS.

Como a instituição trabalha

Nosso planejamento envolve a equipe multidisciplinar, que possui distintas habilidades e competências. O trabalho vai desde a formação de profissionais capacitados para realização de avaliação da incorporação de tecnologias, colaboradores e externos, até a elaboração de projetos. A equipe tem experiência em criação de estratégias de busca, revisões sistemáticas, avaliação econômica e segurança do paciente. Nosso trabalho se
estende pela graduação, quanto em programas de pós-graduação latu e stritu senso da UFF, com colaboradores em projetos e convênios governamentais nacionais e internacionais. Desejamos ainda mais parcerias com outras instituições e NATS.

Atividades de disseminação

 Publicações indexadas
 Sítio eletrônico do NATS (dentro do sítio eletrônico do ISC/UFF)
 Parceira com NATS do HUAP e outros