FacebookInstagramYoutube

Discurso de despedida do diretor do ISC-UFF – gestão 2021-2025

Postado por saudecoletiva em 19/set/2025 -

Confira a íntegra do discurso do prof. Túlio Batista Franco , que esteve a frente da direção do Instituto de Saúde Coletiva da UFF entre os anos de 2021 e 2025.

“Bom dia a todos e todas.

Cumprimento o Magnífico Reitor prof. Antonio Claudio Lucas da Nobrega, o vice-reitor, prof. Fábio Passos, demais membros da mesa, a vice-diretora do ISC, a querida profa. Gabriela Mosegui, as professoras Gisele Caldas e Isabela Domingos diretora e vice-diretora eleitas. Às e aos colegas docentes, técnicos administrativos e estudantes. Demais presentes.

Neste último ato como diretor do Instituto de Saúde Coletiva eu quero ressaltar a exuberância deste campo de conhecimento e práticas, que se constitui como saúde coletiva desde anos 1970, mas herdeiro de toda história em torno da saúde pública brasileira, que remonta aos primórdios desta terra. A saúde coletiva que homenageamos a cada ato nosso, esteve à frente do enfrentamento da maior tragédia sanitária dos últimos tempos, e permanece vigilante à saúde e ao cuidado do povo brasileiro, contanto com o generoso Sistema Único de Saúde, por nós construído ao longo de mais de 3 décadas.

Vivemos como já disse Erick Hobsbawn, a Era dos Extremos, com o mundo envolvido em guerras, genocídios, eventos climáticos extremos, governos autoritários que se instauram instrumentalizados pelo enorme poder das bigh techs, e usando como arma política as Fake News, o falseamento da realidade.

À radicalidade do momento, nós respondemos com uma prática acadêmica e pessoal, sempre cada vez mais rigorosa nos critérios da ciência, e de uma ética de compromisso com a verdade, e relações pautadas pela solidariedade.

Temos como Instituto de Saúde Coletiva o desafio gigantesco, na formação das gerações que vão guiar nosso país no futuro, em particular, o território sagrado do cuidado e a defesa radical da vida, na sua expressão integral. Nos nossos alunos reside a esperança de um país melhor. E isto diz respeito a nós, à nossa prática cotidiana como educadores.

Eu sou um otimista incorrigível. Tenho uma enorme esperança no futuro, e a certeza de que o Instituto está no caminho certo, com uma presença expressiva no ensino da saúde coletiva em muitos cursos da UFF, pesquisas importantes sendo realizadas nos 3 programas de pós-graduação stricto sensu, como também nas graduações com a Iniciação Científica. Temos uma importante presença em comunidades com projetos de extensão, e uma cada vez maior inserção internacional, inclusive cooperação humanitária atualmente sob coordenação do ISC em parceria com a Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário, que envolve a formação de colegas de Angola.

Esses quatro anos foram de intensos trabalhos realizados pela nossa gestão, movidos pelo entusiasmo e a solidariedade encontrada em uma rede interna e externa, com a qual contamos para a realização dos objetivos de crescimento do Instituto e da Saúde Coletiva.

Então, no fechamento deste ciclo gostaria de manifestar gratidão a todas e todos que estiveram lado a lado na nossa construção nos últimos anos.

Manifesto meus agradecimentos à vice-diretora do Instituto de Saúde Coletiva, professora Gabriela Mosegui, com quem compartilhei a gestão nestes quatro anos; agradeço a cada um e cada uma das e dos colegas docentes, sem distinção, que com o trabalho cotidiano nas salas de aula, laboratórios de pesquisa, na extensão universitária, e nos cenários de práticas das unidades de saúde e comunidades, prestam um trabalho fundamental para a formação das novas gerações que vão guiar a saúde deste país no futuro.

Agradeço carinhosamente às e aos técnicos administrativos pela competência, o exemplo de compromisso ético, e o trabalho que sustenta o funcionamento no dia a dia do nosso Instituto. Há um saber técnico administrativo que orienta a uma prática administrativa, fundamental para a garantia da atividade acadêmica cotidiana. Quero dizer aqui que de forma inédita e com sucesso implementamos uma inovadora experiência de autogestão do processo de trabalho. Relações mais simétricas. Tendo por base a confiança mútua, a solidariedade no trabalho, e uma profícua combinação de liberdade e criatividade, que levou à maior eficácia nos resultados. Experiências que ficarão inscritas na memória institucional do Instituto.

As trocas cotidianas, o ânimo da Kátia que nos brinda de vez em quando com a presença da nossa mascotinha a Helena, a rede de conversas animadas que se forma em torno do trabalho, e que resulta em conforto e funcionalidade às nossas atividades. Tudo se soma para um ambiente institucional descontraído, de maior conforto afetivo, e altamente produtivo.

Quero homenagear a querida Susi, a primeira a chegar todos os dias, que abre as portas, arruma a nossa casa, traz conforto e segurança para todos nós, na sua atividade de cuidado do ambiente.

Agradeço aos estudantes aos quais dedicamos nosso trabalho cotidiano. E neste momento também quero agradecer às e aos colegas com os quais interagimos em atividades cotidianas, nos vários cursos da UFF nos quais atuamos com projetos multidisciplinares.

E não poderia deixar de externar meu agradecimento ao prof. Antonio Claudio, reitor, e prof. Fábio Passos, vice-reitor, que nos apoiou, esteve lado a lado do Instituto, em projetos estruturantes para o nosso desenvolvimento institucional. Através do reitor e vice-reitor agradeço às áreas técnicas da administração central. Em especial à Editora da UFF, com a qual firmamos um acordo de cooperação editorial em 2021, tendo já produzido 4 livros, acordo renovado agora por mais quatro anos, que se tornou importante dispositivo de divulgação da produção acadêmica do Instituto, com publicações de com autorias coletivas, envolvendo estudantes da graduação e pós, docentes e técnicos.

Sou grato e todas e todos, e por isto, divido o legado da nossa gestão com os que foram aqui citados. Ninguém faz nada isolado, o mundo que construímos no nosso entorno é sempre uma produção coletiva, é produto da atividade que implementamos juntos para a saúde e educação, da vontade que nos move, e de uma rede de relações, formais ou informais, que se constitui para essa construção. E assim foi nestes anos.

Afirmo minha alegria em reconhecer que honramos o mandato que nos foi concedido pela comunidade do ISC em 2021. Tenho a sensação do dever cumprido. Hoje o Instituto de Saúde Coletiva é diferente e melhor do que era há quatro anos atrás. Este é o movimento esperado da história. Mas, como sabemos, não há história natural, ela é sempre o resultado do esforço dos muitos que se dedicam a construir um futuro, pautado no sonho que sonhamos juntos, de um mundo com saúde, sem guerras, ambientalmente sustentável, socialmente justo, pautado na solidariedade, de um povo saudável e em paz.

Encerro desejando o máximo sucesso às professoras Gisele e Isabel, na gestão do Instituto de Saúde Coletiva. O sucesso da sua gestão será o sucesso do Instituto e da Saúde Coletiva.

Muito obrigado”

Túlio Batista Franco

Niterói, 18 de setembro de 2025

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados