FacebookInstagramYoutube

Departamento de Planejamento em Saúde

Projetos de Extensão

Debatendo a Biossegurança Social com foco na saúde do trabalhador

O projeto tem como objetivo interagir com trabalhadores da área de prestação de serviços, a fim de debater e refletir, de forma crítica e dialógica, sobre as condições de biossegurança e de saúde a que estes profissionais estão submetidos em seus ambientes de trabalho.

A interação dialógica ocorre por meio de encontros temáticos, que ajudam a fortalecer a formação acadêmica dos alunos de graduação. A metodologia empregada favorece a produção de novos conhecimentos, unindo e confrontando o saber acadêmico e as experiências dos trabalhadores. Esses encontros são mediados por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e por docentes de várias unidades acadêmicas da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Além da parceria com a Fiocruz, as atividades do projeto são reforçadas pelo convênio que a UFF mantém com a Fundação Municipal de Saúde de Niterói, bem como pela participação de docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Coordenador: Antônio Fernando Lyra da Silva

Diversificação de cenários de práticas em saúde: integrando ensino, pesquisa e extensão no espaço no município

Este projeto tem como objetivo promover a observação das condições de vida e saúde, a formação permanente em saúde e a inovação para a melhoria da qualidade da atenção em saúde, priorizando sua atuação no município de Niterói. O programa possibilita a aproximação entre o mundo do trabalho e o mundo do ensino-aprendizagem ao incorporar tecnologias mais adequadas para a aprendizagem e ao contribuir para o processo de formação permanente dos trabalhadores da saúde. Isto é feito por meio de instrumentos técnicos e políticos intersetoriais dirigidos à melhoria das condições de vida e saúde da população. Também contribui para a promoção do cuidado integral em saúde ao adotar tecnologias que aprimoram o processo de trabalho. O objetivo final é produzir novos conhecimentos a partir dessa integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Coordenador: Armando Cypriano Pires

Observatório da Integração Ensino-Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

O Observatório da Integração Ensino-Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro é um projeto articulado de ações de ensino, pesquisa e extensão, que propõe monitorar dados, gerar de forma periódica informação e análises e promover eventos científicos de discussão sobre politicas públicas de saúde. Serve de estágio supervisionado curricular e extracurricular para discentes de graduação em profissões da saúde e meio ambiente e discentes de Pós-Graduação nos campos da Saúde Coletiva, Bioética e Direito Administrativo. Serve também como fonte de dados e análises sobre temas de interesse da Gestão Pública e da população em geral. Utiliza da capilaridade que a UFF tem no Estado do Rio de Janeiro (campi em 8 municípios) para articular ações em todas as regiões do RJ por meio da Rede UFF de Saúde Coletiva formada por pesquisadores que atuam nos seguintes campi (Niterói, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Volta Redonda, Santo Antônio de Pádua, Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes). Estruturado em eixos de investigação, resultantes da interface entre gestão, trabalho e ensino em saúde, o Observatório pode contribuir no estabelecimento de tecnologias e estratégias para o fortalecimento do SUS em território fluminense e a democratização do acesso à saúde pública no Estado do RJ.

Coordenador: Aluísio Gomes da Silva Junior

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content