O Curso Técnico em Órteses e Próteses (TOP II) foi criado para responder a uma necessidade urgente do Sistema Único de Saúde (SUS): formar profissionais qualificados para atuar no cuidado e na reabilitação de pessoas com deficiência.
O projeto é fruto da experiência bem-sucedida da primeira formação (TOP I), realizada em 2021-2022, e agora se renova com o desafio de expandir o acesso e levar a formação para regiões do interior do Brasil.
Com carga horária de 1.200 horas, o curso será desenvolvido na modalidade semipresencial, articulando teoria, prática em oficinas ortopédicas e vivências nos territórios. A proposta pedagógica busca formar profissionais capazes de atuar de forma ética, crítica e comprometida com a saúde pública, contribuindo para o fortalecimento da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência (RCPD).
O curso tem como objetivo geral formar profissionais técnicos em órteses e próteses, com autonomia e competência para atuar na dispensação, confecção, adaptação e manutenção desses dispositivos, fortalecendo a RCPD no SUS.
Objetivos específicos:
Serão disponibilizadas 139 vagas, distribuídas em 42 municípios de todo o país. A cada Oficina Ortopédica habilitada pelo SUS serão ofertadas 5 vagas. A seleção ocorrerá por livre concorrência, em articulação com as representações estaduais da RCPD e a gestão municipal de saúde.
A prioridade é atender territórios com déficit de profissionais, ampliando a interiorização e a capilarização da oferta de cuidado em saúde.
Ao concluir o curso, o egresso estará apto a atuar em todas as etapas relacionadas ao uso de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.
O curso está estruturado em uma formação teórico-prática, que combina aulas remotas síncronas, práticas em oficinas ortopédicas e vivências supervisionadas nos territórios.
Estrutura:
Estes três espaços formativos estão articulados de modo a promover a melhor conexão possível entre teoria-prática-intervenção no território.
A formação une teoria, prática e vivência no território, com apoio de uma equipe pedagógica estruturada.
Três perfis de professores:
Professores Teórico-conceituais:
Professores de Prática:
Mediadores pedagógicos:
Formação dos professores:
Todos os docentes (teóricos, práticos e mediadores) passam por uma formação de 40 horas, conduzida pelo Núcleo Pedagógico do Projeto e certificada pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF).
Acompanhamento constante:
Durante todo o curso, os professores serão apoiados por Orientadores de Aprendizagem, que monitoram e ajustam o itinerário formativo sempre que necessário, garantindo que cada aluno tenha um processo de aprendizagem qualificado e personalizado.