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Curso Técnico em Órteses e Próteses (TOP II)

O Curso Técnico em Órteses e Próteses (TOP II) foi criado para responder a uma necessidade urgente do Sistema Único de Saúde (SUS): formar profissionais qualificados para atuar no cuidado e na reabilitação de pessoas com deficiência.

O projeto é fruto da experiência bem-sucedida da primeira formação (TOP I), realizada em 2021-2022, e agora se renova com o desafio de expandir o acesso e levar a formação para regiões do interior do Brasil.

Com carga horária de 1.200 horas, o curso será desenvolvido na modalidade semipresencial, articulando teoria, prática em oficinas ortopédicas e vivências nos territórios. A proposta pedagógica busca formar profissionais capazes de atuar de forma ética, crítica e comprometida com a saúde pública, contribuindo para o fortalecimento da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência (RCPD).

O curso tem como objetivo geral formar profissionais técnicos em órteses e próteses, com autonomia e competência para atuar na dispensação, confecção, adaptação e manutenção desses dispositivos, fortalecendo a RCPD no SUS.

Objetivos específicos:

  • Desenvolver competências para analisar as condições de saúde do território e relacioná-las às demandas das Oficinas Ortopédicas.
  • Qualificar para organizar o processo de trabalho das oficinas, desde a produção até a manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.
  • Preparar para o manejo técnico do processo de fabricação e adaptação desses dispositivos.
  • Favorecer a integração do profissional em equipes multiprofissionais de reabilitação, participando da elaboração de Projetos Terapêuticos Singulares (PTS).

Serão disponibilizadas 139 vagas, distribuídas em 42 municípios de todo o país. A cada Oficina Ortopédica habilitada pelo SUS serão ofertadas 5 vagas. A seleção ocorrerá por livre concorrência, em articulação com as representações estaduais da RCPD e a gestão municipal de saúde.

A prioridade é atender territórios com déficit de profissionais, ampliando a interiorização e a capilarização da oferta de cuidado em saúde.

Ao concluir o curso, o egresso estará apto a atuar em todas as etapas relacionadas ao uso de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

  • Realizar medidas, confecções, ajustes e consertos de órteses e próteses.
  • Adequar dispositivos às necessidades físicas, psicológicas, sociais e econômicas do usuário.
  • Aplicar inovações tecnológicas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
  • Integrar-se a equipes multiprofissionais, participando dos processos de avaliação, acompanhamento e reabilitação de pessoas com deficiência.

O curso está estruturado em uma formação teórico-prática, que combina aulas remotas síncronas, práticas em oficinas ortopédicas e vivências supervisionadas nos territórios.

Estrutura:

  • 416h de aulas teórico-conceituais (remotas síncronas)
  • 384h de aulas práticas em Oficinas Ortopédicas
  • 400h de vivências nos territórios (aplicação dos conhecimentos adquiridos na realidade dos serviços e da população local).

Estes três espaços formativos estão articulados de modo a promover a melhor conexão possível entre teoria-prática-intervenção no território.

A formação une teoria, prática e vivência no território, com apoio de uma equipe pedagógica estruturada.

Três perfis de professores:

Professores Teórico-conceituais:

  • Responsáveis pelas aulas síncronas e conteúdos conceituais.
  • Vinculados às Escolas do SUS.
  • Atendem até 70 alunos por turma, conforme legislação.

Professores de Prática:

  • Conduzem as atividades nas Oficinas Ortopédicas.
  • Garantem o aprendizado técnico, com turmas reduzidas.
  • Cada professor acompanha até 7 alunos para garantir qualidade no ensino prático.

Mediadores pedagógicos:

  • Fazem a ponte entre teoria e prática.
  • Realizam momentos de síntese ao final das aulas e práticas.
  • Favorecem a integração entre o aprendizado acadêmico e o cotidiano dos serviços.

Formação dos professores:

Todos os docentes (teóricos, práticos e mediadores) passam por uma formação de 40 horas, conduzida pelo Núcleo Pedagógico do Projeto e certificada pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF).

Acompanhamento constante:

Durante todo o curso, os professores serão apoiados por Orientadores de Aprendizagem, que monitoram e ajustam o itinerário formativo sempre que necessário, garantindo que cada aluno tenha um processo de aprendizagem qualificado e personalizado.

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