O projeto tem por objetivo aproximar dos livros e da leitura as crianças e adolescentes hospitalizados na Enfermaria de Pediatria do Hospital Universitário Antônio Pedro (Niterói/RJ). A contação de histórias e a leitura coletiva e comentada atuam como instrumentos de crescimento pessoal e de redução do estresse, assim como auxiliam no fortalecimento da autoestima, da confiança e do humor. Além disso, as crianças já alfabetizadas são estimuladas a ler e a criar suas próprias histórias. A atividade contribui para a melhoria do estado físico e psíquico dos pacientes.
Coordenador: Julio Alberto Wong Un
O projeto busca humanizar a formação dos estudantes da área de saúde, dando a eles meios de aquisição de habilidades de comunicação, de desenvolvimento afetivo e estímulo à sensibilidade estética. Duas vezes por semana, os estudantes visitam as enfermarias, em grupos, e interagem com os pacientes por meio do diálogo e de atividades lúdicas e criativas.
Coordenadora: Lenita Lorena Claro
O projeto pretende contribuir para a qualidade de vida dos estudantes da UFF e para a propagação de práticas integrativas e complementares em saúde. Os alunos são apresentados a técnicas de meditação, toque terapêutico, relaxamento profundo, drenagem e harmonização do campo energético, yoga, tai chi, reiki e visualização criativa. A coordenadora do projeto é médica de formação clínica, com pós-graduação na área de saúde coletiva e possui vinte anos de treinamento e prática em psicologia transpessoal, dinâmica energética do psiquismo e ‘healing’.
Coordenadora: Anna Alice Mendes
O projeto pretende fornecer aos estudantes de Odontologia uma formação humanística, estimulando a relação ética com o outro. Busca igualmente estabelecer um espaço que dê voz aos estudantes, no qual possam debater, elaborar argumentos éticos e construir coletivamente propostas de ação, sejam de natureza educativa, reguladora, política, social e/ou assistencial.
Coordenadora: Andréa Neiva
O projeto trabalha a aproximação entre estudantes e portadores da Doença de Parkinson, assim como de seus familiares e cuidadores. A intenção é que esta proximidade provoque o desenvolvimento de um olhar acolhedor, cuidador e diferenciado dos estudantes para com as necessidades dos pacientes. A decisão de escolher os portadores de Parkinson como foco deste trabalho se justifica pela complexidade que representa o estado crônico da doença, que envolve questões como mobilidade, memória, sociabilidade, deglutição, comunicabilidade, entre outros.
Coordenadora: Magda de Souza Chagas
O projeto pretende trabalhar na prática aspectos defendidos pela Saúde Coletiva e ampliar o olhar sobre a gestão do cuidado, propiciar o desenvolvimento de ações interdisciplinares e incentivar o protagonismo da população assistida, com vista a promover melhor qualidade de vida e promoção de um envelhecimento ativo e integrado ao cotidiano da localidade-alvo. Também objetiva aproximar os alunos do processo de trabalho dos serviços e do cotidiano vivenciado pelos moradores da localidade escolhida para o desenvolvimento da ação.
Coordenadora: Moema Guimarães Motta
O projeto oferece grupos educativos aos usuários nas salas de espera dos ambulatórios do Hospital Universitário Antônio Pedro.
Coordenadora: Carla Ribeiro Guedes
O projeto pretende contribuir para a humanização e a integralidade do cuidado em saúde por meio de atividades terapêutico-educativas realizadas com os pacientes do Núcleo de Atenção Oncológica, do Hospital Universitário Antônio Pedro, e também com seus familiares e cuidadores. Diversos tipos de manifestações artísticas servem como instrumento, como, por exemplo, a contação de histórias, a pintura, a dança e a colagem. A intenção é fazer uma aproximação intersubjetiva com os pacientes e motivá-los a expressar emoções e sentimentos.
Conheça o projeto: https://bit.ly/33VIaTY
Coordenadora: Lenita Lorena Claro