Rede de Saúde Coletiva UFF

Apresentação

A Universidade Federal Fluminense possui unidades acadêmicas em Niterói e em oito municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro – Angra dos Reis (Instituto de Educação de Angra dos Reis); Campos dos Goytacazes (Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional); Macaé (Instituto de Ciências da Sociedade); Nova Friburgo (Instituto de Saúde de Nova Friburgo – ISNF); Petrópolis (Escola de Engenharia de Petrópolis); Rio das Ostras (Instituto de Ciência e Tecnologia); Santo Antônio de Pádua (Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior – INFES); e Volta Redonda, onde se situam o Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda, a Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica (EEIMVR) e o Instituto de Ciências Exatas (ICEx). Além do ensino presencial, a UFF oferece ainda cursos EAD (Educação a Distância) distribuídos em 28 municípios incluindo sua sede em Niterói.

Esse conjunto requer que existam atividades para integração das diversas Unidades, constituindo um corpo institucional com cultura, saberes e práticas que ganhem sinergia para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e a extensão universitária, integrando esforços internos à Universidade, e interinstitucionais, combinados com as redes de serviços de saúde, educação, e políticas similares de proteção à vida, como assistência social e ambiental. Ao mesmo tempo, é necessário consolidar relações internacionais com vários Núcleos na América Latina e Europa, que trabalham com o tema da saúde coletiva.

Nesse sentido, a Rede de Saúde Coletiva da UFF se reuniu e está planejando a realização de um Encontro Internacional para intensificar esta rede de intercâmbio, formalizar acordos de cooperação, e planejar atividades conjuntas em projetos de ensino e pesquisa, bem como, mobilidade de estudantes e professores entre as diversas instituições cooperantes.

Este Encontro é justificado também pelo fato de a Saúde Coletiva ser um campo de conhecimento em permanente transformação, incorporando novos saberes, de acordo com as experiências e a mudança do contexto social, sanitário e político no qual se constroem o pensamento e as práticas em saúde. Sua natureza transdisciplinar exige permanente atualização, feita geralmente em conexão com o mundo da educação e trabalho em saúde. Por se tratar de uma área com grande variação de experiências, a interação entre as Unidades e cursos na UFF, bem como aqueles com os quais já se mantém cooperação em outros países, é fundamental para o avanço deste campo na Universidade, e no estado do Rio de Janeiro.

Nossa história

A Rede UFF de Saúde Coletiva foi formada em 2012 com objetivo de articular as iniciativas de diversos professores da UFF que atuavam no campo da Saúde Coletiva, integrando várias unidades acadêmicas e cursos, e em parceria com a rede do Sistema Único de Saúde- SUS nos diversos municípios onde a universidade tem campi. Visa a construção conjunta de ações de ensino-pesquisa-extensão em rede colaborativa onde podem acontecer intercâmbios e sinergias de ações como produção de eventos, desenvolvimento de pesquisas e extensão universitária, bem como atualização do próprio campo e saberes e práticas.

Foram realizados 4 encontros da Rede: 2012 em Nova Friburgo, ainda em 2012 em Volta Redonda, em 2013 durante o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde na UERJ foi realizada a 1a. Oficina e em 2018, e a 2ª. Oficina, durante o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – ABRASCÃO no Rio de Janeiro, promovido pela UFF, UFRJ, UERJ e Fiocruz.

Neste período houve trabalhos em pesquisas multicêntricas com a Análise dos efeitos do PMAQ e Programa Mais Médicos em Municípios do RJ, troca de experiências de ensino nas redes de atenção à saúde, fortalecimento dos núcleos locais de Saúde Coletiva e criamos o Observatório da Integração Ensino-Serviços de Saúde do Estado do RJ (OIESS-RJ).

O valor da REDE foi verificado com a eclosão da Pandemia de Covid 19 onde várias iniciativas de vigilância e apoio técnico aos municípios no enfrentamento daquela tragédia foram bem-sucedidas.