Comissão de Saúde desaconselha retorno às aulas presencias em instituições de ensino superior em resposta à recomendação do Ministério Público Federal

Postado por saudecoletiva em 23/dez/2020 -

As Universidades Públicas e Institutos Federais do Rio de Janeiro, representados aqui pela Comissão de Saúde formada por membros designados por cada uma dessas instituições, vem manifestar-se acerca das recomendações feitas pelo Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República do Rio de Janeiro* .

O Brasil vive hoje um recrudescimento de casos de COVID-19 (média móvel 7 dias 48.087), seguido de aumento nos óbitos (média móvel de 7 dias de 765 óbitos) e da taxa de ocupação dos hospitais, principalmente nas grandes capitais.

A situação do Estado do Rio de Janeiro é particularmente preocupante, sendo o estado com a maior taxa de óbitos acumulados no país (140,96/100.000 habitantes) e com uma média móvel de 7 dias de 2.526 novos casos e 105,57 óbitos diários.

Segundo texto de 1o de dezembro de 2020 do Observatório COVID-19 e do Monitora COVID-19 da Fiocruz, há óbitos em excesso, dentro e fora de hospitais, revelando um quadro de saturação e desassistência à saúde no Rio de Janeiro. Acrescenta-se a isso, o fato do Rio de Janeiro ser o segundo Estado com o maior percentual de idosos (20,93%) na população, o que pode tornar ainda mais dramática as consequências da pandemia de COVID-19 na população fluminense.

Além dos números demonstrados já ensejarem grande preocupação, acrescenta-se a isso a chegada das festas de fim de ano, comprometendo gravemente o distanciamento social, que já era precário. As aglomerações provocadas pelas festas de Natal e Ano Novo têm potencial de aumentar ainda mais os números de novos casos e óbitos no ano vindouro, embora não se possa precisar ainda com que intensidade isso ocorrerá.

Pelos números preocupantes de novos casos e óbitos; pelas incertezas sobre a oferta de vacinas; pela incapacidade atual da rede hospitalar do estado do Rio de Janeiro absorver todos os que a ela recorrem, esta comissão DESACONSELHA neste momento, o retorno das atividades letivas presenciais nas unidades por ela representadas e considera impossível, neste momento, definir uma data para o retorno a estas atividades de maneira segura para toda a comunidade acadêmica.

Era o que nos cabia neste momento.

* Recomendação PR/RJ/FMA No 07/2020 – Procedimento Preparatório nº 1.30.001.003004/2020- 05

Comissão:

Aluísio Gomes da Silva Júnior – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Cláudia de Souza Lopes – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Dolores Pereira Henriques da Silva de Souza – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Jéssica Manya Bittencourt Dias Vieira – Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO)

Milton Masahiko Kanashiro – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Roberto de Andrade Medronho – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Rodrigo Aires de Morais – Instituto Federal Fluminense (IFF)